"Saber é poder", já devem ter ouvido. E é mesmo! Quem tem curiosidade por saber mais - e há pergunta mais importante do que um honesto e desempoeirado "porquê?"?! - consegue sempre chegar mais longe. E fá-lo sem esforço de maior, pois a curiosidade - o (tão importante) QUERER SABER MAIS é um bom meio de avanço!
"O saber não ocupa lugar" - eis outra frase que se ouve muiiiiito por aí. Infelizmente, nem sempre é posta em prática - e, uma vez que estamos em maré de ditados, relembremos um mais "Bem prega Frei Tomás...". Quem sabe o final?
O que há de mais confrangedor do que estarmos numa conversa e não termos nada para dizer, numa discussão e não dispormos de argumentos capazes de suportar o nosso ponto de vista, num jantar e não abrirmos a boca (por não sabermos o que dizer, e, em consequência, sermos rotulados de tontos ou burros)...
E como é bom sabermos uma mão-cheia daquelas coisas que, não tendo um interesse prático ou imediato (mas muitas das coisas boas da vida também o não têm, pois não? ;)), servem como "desbloqueadores de conversa", para quebrar um momento tenso, ou o gelo que se segue ao primeiro contacto entre dois estranhos - ou, mesmo, para animar uma conversa (sim, ter apenas conversas de alcance prático e imediato é MUUUIIITO LIMITADOR, e típico de pessoas MUUUIIITO LIMITADAS).
O mesmo se passa com assuntos religiosos, ou para-religiosos.
A História do Catolicismo está repleta de personagens, factos e episódios mais ou menos curiosos. Tentemos descobrir um ou dois deles.
O desafio de hoje é saber o que conseguem descobrir sobre uma freira (na altura muito afamada) do século XVII chamada MARIA DO LADO. Desde logo, porquê este nome, aparentemente tão estranho?
MARIA DO LADO viveu no Convento do Louriçal, perto de Pombal, onde está enterrada.
Aguardam-se as vossas respostas!;)
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Para o Luís não ficar muito triste vou meter a minha colherada x)
Maria do Lado(nome pelo qual é conhecida Maria de Brites) é foi uma freia que século 17 que ficou 'famosa' pelas suas visões. Há quem diga que a mais famosa teve lugar na noite de 15 para 16 de Janeiro de 1630(penso).
A igreja de Stª Engrácia, em Lisboa, foi assaltada por um grupo de homens que arrombaram o sacrário e danificaram o que se encontrava no seu interior. Diz-se que naquela noite, Maria de Brites recolheu–se muito cedo para oração. A meio a jovem viu a imagem de Cristo com uma corda ao pescoço derramando muito sangue e com os olhos fixo nela disse algo como "Filha compadece-te de mim agora que me tornaram a crucificar, em Portugal".
Ao se ter conhecimento da visão de Maria do Lado concluiu-se que correspondia ao dia e hora em que ocorreu o acto de vandalismo na igreja de St.ª Engrácia.
Quanto á origem do seu nome não sei, encontrei isto por essa net fora:
"O nome pelo qual ficou conhecida foi escolhido por ela própria quando se declinou sobre o Coração Eucarístico de Cristo e tomou esse nome."
in http://www.clarissaslourical.com/beatificacao.html
Enviar um comentário